Conecte Conosco

Mundo

Agricultores protestam na Irlanda contra acordo UE-Mercosul

Publicado

em

Milhares de agricultores na Irlanda saíram às ruas neste sábado (10) para protestar contra o pacto comercial firmado entre a União Europeia e o Mercosul, aprovado no dia anterior pelos países membros da UE, mesmo com a resistência de nações como a Irlanda.

Tratores percorreram as vias de Athlone, região central do país, exibindo cartazes com mensagens como “Parem o UE-Mercosul” e uma bandeira da União Europeia com a palavra “Vendidos” estampada.

Na sexta-feira, manifestações similares ocorreram na Polônia, enquanto bloqueios nas estradas foram registrados na França e na Bélgica, coincidindo com a aprovação do acordo pela UE, que aguarda agora a ratificação pelo Parlamento Europeu.

Os agricultores demonstram preocupação com os possíveis impactos negativos, especialmente o ingresso em larga escala de produtos sul-americanos mais baratos no mercado europeu.

Após mais de 25 anos de negociações, esse acordo deverá criar a maior zona de livre comércio global, estreitando as relações comerciais entre a UE e os países do Mercosul: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Na Irlanda, há um receio específico relacionado à entrada facilitada de 99.000 toneladas de carne bovina a preços reduzidos provenientes da América do Sul.

Associação de Agricultores Irlandeses (IFA), principal entidade representativa do setor no país, qualificou o acordo como “muito decepcionante”.

“Esperamos que os parlamentares europeus da Irlanda defendam os interesses dos agricultores e rejeitem o pacto com o Mercosul”, declarou em nota Francie Gorman, presidente da IFA.

A assinatura oficial do acordo está marcada para o sábado, 17 de janeiro, em Assunção, capital do Paraguai, conforme confirmação do ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados