Conecte Conosco

Economia

AGU solicita investigação da PF sobre notícias falsas contra Banco do Brasil

Publicado

em

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou um pedido à Polícia Federal (PF) solicitando o início de uma investigação para apurar a circulação de notícias falsas relacionadas ao Banco do Brasil.

No documento oficial, a AGU destaca várias postagens nas redes sociais que orientam os correntistas do banco a retirarem seus recursos, baseando-se na aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.

Segundo a AGU, essas mensagens têm o objetivo de criar desordem no Sistema Financeiro Nacional.

“Estamos diante de uma ação coordenada de disseminação massiva de publicações que têm a intenção de alarmar a população com o risco iminente de uma crise no sistema financeiro”, afirmou a AGU.

Na solicitação enviada à PF, a AGU menciona postagens de deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que incentivam a retirada de dinheiro do banco.

Lei Magnitsky

No mês anterior, os Estados Unidos impuseram sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes, fundamentadas na Lei Magnitsky, legislação americana que autoriza restrições a indivíduos acusados de violar direitos humanos.

Essa lei inclui o congelamento de contas bancárias, ativos e investimentos nos EUA, vedação de transações com empresas americanas que atuam no Brasil, e a proibição de entrada no país.

Banco do Brasil

Na última sexta-feira (22), o Banco do Brasil anunciou que tomará medidas judiciais em resposta a ataques nas redes sociais provenientes de grupos bolsonaristas. Essas postagens falsas alegam sanções internacionais e bloqueio de bens de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sugerindo que correntistas retirem seus fundos da instituição.

A AGU reforça a necessidade da investigação para esclarecer e conter a propagação dessas notícias enganosas que ameaçam a estabilidade do sistema financeiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados