Conecte Conosco

Notícias Recentes

AGU vai apurar apagões em São Paulo por ordem do presidente Lula

Publicado

em

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai investigar os cortes de energia em São Paulo, seguindo uma determinação do presidente Lula.

Uma portaria divulgada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União estabeleceu a criação de um grupo especial que terá a missão de examinar os casos e as providências tomadas pela empresa responsável, a concessionária Enel.

Os procuradores estarão dedicados a analisar todos os episódios significativos de interrupção no fornecimento de eletricidade na Região Metropolitana de São Paulo, desde o ano de 2023 até o momento atual.

Espera-se que o relatório final seja concluído em 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (19), data na qual o grupo de trabalho será oficialmente formado.

O documento incluirá uma descrição detalhada dos incidentes avaliados, a análise das ações implementadas pela Enel, além de sugestões de possíveis medidas jurídicas e institucionais.

Esse relatório servirá de base para que a presidência da República decida quais ações poderão ser adotadas em relação ao problema.

Apagão recente

O apagão mais recente em São Paulo ocorreu em dezembro, entre os dias 8 e 14, afetando mais de quatro milhões de consumidores.

Dentre os afetados está Regina de Almeida, moradora da Zona Norte, que ficou 48 horas sem energia:

“Tivemos dificuldades no abastecimento de água, pois o prédio não possui gerador para ativar a bomba d’água. Também não havia elevador funcionando. O maior problema foi com o remédio que precisava ser mantido na geladeira. A solução foi utilizar gelo reciclado do congelador, trocando-o periodicamente. Ficamos ainda sem acesso à internet e, para tomar banho, fomos à academia ou à casa de familiares.”

O Procon de São Paulo aplicou uma multa de R$ 14 milhões à concessionária devido a esse evento e a outros ocorridos entre 21 e 23 de setembro do ano anterior.

A Controladoria-Geral da União (CGU) também realizou um relatório a respeito das quedas de energia em São Paulo nos anos de 2023 e 2024.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados