Economia
AkzoNobel Recife abre centro para capacitar pintores

A AkzoNobel, fabricante das Tintas Coral, inaugurou recentemente o Centro de Treinamento em sua fábrica no Recife. O local foi criado para formar pintores profissionais, balconistas e parceiros comerciais, além de sediar eventos para arquitetos e designers de interiores.
Essa inauguração simboliza a modernização do complexo fabril da empresa, instalado desde 1968 no bairro do Curado, zona oeste do Recife. A estrutura foi planejada para oferecer aulas teóricas e práticas focadas no uso e aplicação de tintas e efeitos especiais. O objetivo é aproximar-se dos profissionais para garantir o melhor aproveitamento dos produtos.
Guilherme Ruschel, presidente da empresa no Brasil e diretor geral de tintas decorativas, destacou a relevância da iniciativa no Recife, onde está localizada uma das cinco fábricas da multinacional no país.
“Queremos que pintores e balconistas se sintam valorizados e preparados para entregar aos consumidores finais o melhor serviço e produto. Recife tem papel fundamental nessa trajetória e temos orgulho em retribuir tudo que a cidade representa para nossa história”, afirmou Ruschel.
Alexander Veronese, coordenador de treinamento da divisão Norte da Tintas Coral, explicou que inicialmente o treinamento será focado na aplicação de efeitos decorativos, com planos de expansão para capacitações sobre impermeabilizantes e vernizes.
“Esta é uma chance para aprimorar as habilidades profissionais. Os participantes podem visitar a fábrica, conhecer o processo de envasamento, entender a tinta além da aplicação e ter contato prático. Hoje, este espaço é como uma segunda casa para quem busca conhecimento”, completou Veronese.
Além das técnicas de aplicação, os participantes conhecem o processo produtivo da planta, que tem capacidade para produzir 100 milhões de litros anualmente.
Desde 2023, a unidade utiliza energia limpa por meio de uma usina solar que fornece 30% da energia consumida, sendo a primeira dessa natureza da empresa na América do Sul.
Everton Silva, consultor técnico das Tintas Coral, destacou que a marca já promovia formações com pintores há mais de 40 anos em locais de parceiros comerciais. Com o novo centro, a ideia é levar os profissionais para a fábrica sempre que forem lançados novos produtos.
“Estamos começando um processo para fazer do centro um local de experimentação para os pintores conhecerem nossos produtos, a planta e aplicá-los, aprendendo o resultado na prática”, ressaltou Silva.
A multinacional também oferece a Academia Coral com mais de 160 treinamentos online que abrangem desde técnicas de aplicação até gestão e elaboração de orçamentos, com mais de 235 mil pintores treinados e 215 mil certificados emitidos.
Para o primeiro treinamento, a embaixadora da Tintas Coral, Ana Machado, pintora influenciadora da Paraíba, demonstrou técnicas para aplicar efeitos como cimento queimado e velvet, reforçando que o compartilhamento de conhecimento ajuda a diminuir as insatisfações causadas por má aplicação.
“Este contato direto com os produtos e a fábrica reduz de forma significativa as reclamações e erros, além de proporcionar aprendizado técnico que eleva a qualidade da aplicação para o cliente final”, enfatizou Ana Machado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login