Conecte Conosco

Economia

Alckmin: Acordo Mercosul-UE deve ser assinado em dezembro

Publicado

em

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, declarou nesta quinta-feira, 21, que o acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia (UE) tem previsão para ser assinado em dezembro de 2025.

Questionado sobre o interesse do governo uruguaio, um dos membros do Mercosul, em aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico (CPTPP) de forma isolada, ele evitou comentar diretamente.

Ele explicou que o Mercosul é uma união aduaneira e bloco de livre comércio composto por quatro países, que se tornaram cinco com a inclusão da Bolívia.

Geraldo Alckmin frisou que o Mercosul já firmou acordos recentemente, como com Singapura em 2023 e com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta) este ano. Agora, após quase 25 anos de negociação, o acordo com a União Europeia deve ser formalizado em dezembro.

Ele também mencionou que estão em andamento negociações para expandir as preferências tarifárias em acordos comerciais, que não configuram livre comércio, mas ampliam as linhas tarifárias preferenciais, destacando exemplos como Brasil-México e Mercosul-Índia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados