Economia
Alckmin anuncia expansão das preferências tarifárias entre Mercosul e Índia

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou nesta sexta-feira, 17, ao concluir sua viagem oficial à Índia, que na quinta-feira, 16, houve um acordo para ampliar as linhas tarifárias preferenciais entre o Mercosul e a Índia.
“Nos próximos meses, iremos trabalhar para fortalecer a complementaridade econômica e aumentar os investimentos”, afirmou ele em coletiva de imprensa.
Alckmin esteve na Índia com o intuito de preparar a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país, prevista para fevereiro de 2026. A comitiva também contou com a presença dos ministros da Defesa, José Múcio, e da Saúde, Alexandre Padilha.
Antes da chegada, foram assinados dois decretos entre Brasil e Índia: um para facilitar os investimentos e outro para evitar a bitributação. “Essas medidas trarão mais segurança jurídica para a relação econômica entre Brasil e Índia”, comentou.
O vice-presidente também destacou que, a partir do início da próxima semana, o visto eletrônico estará disponível para negócios e consultorias.
No setor de saúde, foi firmada uma parceria entre a Fiocruz e a Biological E Ltd., prevendo transferência de tecnologia e desenvolvimento de vacinas.
Além disso, a Petrobras fechou um contrato para o fornecimento de mais 6 milhões de barris de petróleo para a Índia.
Na área de Defesa, Alckmin afirmou que a Embraer está estabelecendo uma associação com uma empresa indiana interessada em fabricar equipamentos localmente, reforçando a iniciativa “make in Índia”. Ele ressaltou que há vários aviões da Embraer operando no espaço aéreo indiano, sendo estes uma solução eficiente para a aviação regional, tanto em termos de custo quanto de desempenho. Destacou também o KC-390, avião multimissão para defesa.
De acordo com ele, “não há nenhuma conexão com outras questões comerciais”. “Estamos falando de duas nações democráticas, defensoras do multilateralismo e de grande extensão territorial, Brasil e Índia, que possuem amplo potencial para ampliar o comércio e os investimentos. A Índia é uma das economias que mais cresce no mundo, alcançando até 7% de expansão”, defendeu Alckmin.
A missão de Alckmin na Índia foi concluída nesta sexta-feira com a inauguração do Escritório Comercial da Embraer no país e encontros com empresários locais. O vice-presidente retornou ao Brasil na mesma data.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login