Conecte Conosco

Economia

Alckmin comenta desafio dos juros altos no país

Publicado

em

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou nesta terça-feira, 18, que a alta da taxa Selic representa um desafio para a economia. Segundo ele, diminuir os juros facilitaria que a indústria vendesse produtos com valor agregado maior, como caminhões.

“Enfrentamos uma dificuldade que espero que comece a ser superada em breve, que é o nível dos juros”, comentou Alckmin, após um evento em uma montadora em São José dos Pinhais (PR). “Estamos procurando outras soluções, mas o esforço é para que os juros fiquem mais baixos.”

No começo deste mês, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a Selic em 15% ao ano. No comunicado e na ata da decisão, o grupo reafirmou que, devido à desancoragem das expectativas, é necessário que os juros permaneçam altos por um período prolongado.

Alckmin ressaltou que a alta da Selic foi uma medida para controlar a inflação. Ele mencionou que o dólar, que chegou a R$ 6,30 no final do ano anterior, já caiu para R$ 5,30. Além disso, a previsão de uma safra recorde para 2025 deve ajudar a reduzir os preços dos alimentos.

“As condições climáticas favoreceram; com a queda nos preços dos alimentos e a valorização do real frente ao dólar, a inflação diminui. Com a inflação menor, os juros também tendem a cair”, explicou Alckmin.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados