Mundo
Alckmin destaca crescimento nas relações comerciais entre Brasil e Argentina
Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, declarou que as trocas comerciais entre Brasil e Argentina estão crescendo e alcançando números recordes, impulsionadas pela recuperação da economia argentina.
De acordo com Alckmin, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, com compras que ultrapassam os US$ 13 bilhões, valor que é o dobro do registrado pelos Estados Unidos, segundo maior parceiro.
Para o Brasil, a Argentina tem papel fundamental, sendo o quarto maior destino para as exportações brasileiras, atrás apenas da China, Estados Unidos e União Europeia.
Alckmin participou do 8º Seminário Internacional de Líderes em São Paulo, onde foi comemorado os 40 anos do Mercosul. Ele ressaltou a importância do bloco comercial para o fortalecimento e integração regional, destacando que, embora o mundo seja globalizado, o comércio ainda é predominantemente intrarregional.
Ele exemplificou destacando que 40% do comércio entre Estados Unidos, México e Canadá ocorre internamente entre esses países; na União Europeia, essa cifra é superior a 50%; na Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), é de 60%; e na América Latina, representa cerca de 20%.
Alckmin enfatizou a importância de fortalecer o Mercosul, mencionando que o bloco ficou parado por 13 anos sem firmar acordos comerciais. Segundo ele, a estagnação significa retrocesso diante da movimentação de outros países. Nos últimos anos, o Mercosul avançou ao fechar acordos com Cingapura e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Suíça, Islândia, Liechtenstein e Noruega. O vice-presidente expressou otimismo quanto ao fechamento de um acordo com a União Europeia até 20 de dezembro deste ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login