Economia
Alckmin: diálogo positivo entre Lula e Trump deve avançar em tarifas
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira (27) que a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi bastante construtiva e que as negociações irão se aprofundar nas próximas semanas.
Alckmin destacou a exploração de terras raras e as oportunidades no setor do agronegócio como pontos que serão discutidos na negociação entre Brasil e Estados Unidos, além do ReData, uma política de incentivo para atrair data centers ao país.
“O encontro entre Lula e Trump foi muito bom. O diálogo está bem estabelecido e agora vai se aprofundar. As questões sobre tarifas serão discutidas, mesmo com o Brasil já aplicando tarifas baixas para produtos americanos”, declarou. “Agora teremos conversas sobre tarifas, além de outros temas, como a instalação de data centers no Brasil”, acrescentou.
Alckmin, que ocupa a presidência da República de forma interina enquanto Lula viaja pelo Sudeste Asiático, também ressaltou que o Brasil possui energia renovável em abundância, o que é um diferencial importante para o setor de data centers.
“Espero que o Congresso aprove ainda este ano a Medida Provisória do ReData, pois isso trará segurança jurídica. Investidores não aplicarão bilhões em data centers e inteligência artificial sem uma legislação consolidada”, declarou.
Alckmin afirmou que os Estados Unidos são um parceiro comercial fundamental, pois enquanto a China importa commodities, os americanos compram produtos com maior valor agregado, como aviões e máquinas.
Ele mostrou otimismo em relação às negociações após o encontro entre Lula e Trump na Malásia, mas afirmou que ainda não há previsão para sua viagem aos Estados Unidos. Ele aguarda o retorno do presidente para definir os próximos passos.
O presidente interino mencionou também o acordo entre Mercosul e União Europeia, que deverá ser finalizado até o fim do ano, além de negociações avançadas entre o bloco sul-americano e os Emirados Árabes Unidos. Ele destacou ainda várias oportunidades comerciais envolvendo aeronaves com a Índia, entre outros setores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login