Conecte Conosco

Economia

Alckmin diz que situação das tarifas dos EUA melhorou e esforços serão intensificados

Publicado

em

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira que a situação relacionada às tarifas aplicadas pelos Estados Unidos apresentou melhora. Ele ressaltou que o trabalho para resolver esse impasse continua e será acelerado.

Alckmin declarou que pretende retirar mais produtos da alíquota de 50% e também diminuir essas tarifas. Atualmente, 22% dos produtos brasileiros ainda enfrentam essa carga tributária elevada nos EUA.

“O trabalho está em andamento e será intensificado. Para esses 22% dos produtos que ainda estão sujeitos à tarifa de 10 mais 40, iremos excluir mais itens e reduzir essas alíquotas. Isso é importante, pois a tarifa média sobre produtos dos EUA no Brasil é de 3,7%”, disse ele a jornalistas após a divulgação do resultado da balança comercial brasileira de 2025.

O ministro também mencionou perspectivas positivas para a conclusão de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos. Além disso, comentou sobre esforços para aumentar as preferências tarifárias com Índia, México e Canadá.

“Estamos otimistas com a possibilidade de firmar um acordo de livre comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos. Paralelamente, trabalhamos para elevar as preferências tarifárias com Índia, México e Canadá, mesmo que esses não sejam acordos de livre comércio”, explicou Alckmin.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados