Conecte Conosco

Brasil

Alcolumbre e Motta reforçam o compromisso com a segurança

Publicado

em

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestaram-se sobre a Operação Contenção, realizada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro, que resultou em pelo menos 64 mortes.

De acordo com o governo estadual, 2,5 mil policiais civis e militares atuaram na operação nos complexos do Alemão e da Penha, visando prender líderes criminosos e impedir a expansão territorial do Comando Vermelho.

Davi Alcolumbre, que também é o presidente do Congresso Nacional, declarou que a Casa acompanha com preocupação e atenção os graves eventos registrados.

“O Congresso Nacional continuará atento ao desenvolvimento da crise e está disponível para contribuir, de maneira responsável e democrática, com soluções legislativas que reforcem a segurança pública, o enfrentamento do crime organizado e a proteção da vida dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre em nota.

O presidente do Senado salientou que o plenário aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 226/24, que estabelece o marco legal para combate à criminalidade, fortalecendo a proteção aos agentes públicos e à população civil. A proposta agora aguarda sanção presidencial.

“A Presidência do Senado apoia as ações das forças de segurança no combate à criminalidade, às facções e ao crime organizado, reforçando a necessidade de um esforço conjunto e coletivo de todos os agentes do Estado brasileiro para proteger os cidadãos contra a violência que assola o país”, acrescentou.

Essa operação de segurança foi a mais letal em 15 anos, superando o número de mortes da operação no Jacarezinho, que resultou em 28 óbitos em 2021 e foi considerada uma chacina.

Em suas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, declarou que acompanha atentamente a operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro.

“Reafirmamos nosso compromisso com os projetos de segurança pública e de combate à violência, uma das principais preocupações da população brasileira. Sob minha liderança, a Câmara aprovou quase 30 medidas nessa área, incluindo o aumento da repressão contra organizações criminosas, a criminalização do controle de territórios por grupos criminosos e a proteção dos agentes públicos envolvidos no combate ao crime organizado. Seguiremos empenhados em avançar nessas pautas”, afirmou.

Hugo Motta mencionou também que planeja incluir em pauta na Câmara projetos relacionados à segurança pública para combater as facções criminosas.

Detalhes da Operação

Segundo o governo estadual, a operação foi iniciada após mais de um ano de investigação e dois meses de preparo. Foram cumpridos muitos mandados de prisão e busca e apreensão autorizados pela Justiça com base em investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

O balanço provisório aponta 81 prisões e a apreensão de 75 fuzis, além de uma grande quantidade de drogas que ainda está sendo contabilizada.

O município do Rio de Janeiro está em estágio 2 de alerta, indicando alto risco de impactos.

Conforme o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio de Janeiro, vias próximas aos complexos do Alemão, Penha, Chapadão, São Francisco Xavier na zona norte, além dos bairros da Freguesia em Jacarepaguá e Taquara na zona oeste, sofreram bloqueios temporários devido às ações policiais. Mais de 100 linhas de ônibus tiveram seus trajetos modificados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados