Mundo
Alemanha lidera UE em trabalhadores com mais de 55 anos
Quase um quarto dos trabalhadores na Alemanha têm entre 55 e 64 anos, representando a maior proporção na União Europeia, de acordo com dados oficiais divulgados em 3 de junho de 2024.
Cerca de 9,8 milhões de pessoas deste grupo etário fazem parte dos 40,9 milhões de trabalhadores na maior economia europeia, conforme o instituto de estatística Destatis. Essa porcentagem é superior à média da UE, que gira em torno de 20%.
Destatis explicou que uma das principais razões para essa alta porcentagem de trabalhadores mais velhos na Alemanha é o envelhecimento da população.
Além disso, o órgão destacou que o aumento gradual da idade para aposentadoria até 67 anos, previsto para 2029, faz com que as pessoas trabalhem por mais tempo.
A idade média para a aposentadoria em 2024 foi de 64,7 anos para ambos os sexos, comparada com aproximadamente 63 anos para mulheres e homens duas décadas atrás.
Especialistas consideram essencial que os alemães permaneçam no mercado de trabalho por mais tempo devido ao envelhecimento populacional. No entanto, a Bagso, federação que representa associações defensoras dos direitos dos idosos no país, ressaltou que ainda são poucos os esforços para incentivar a participação dos trabalhadores mais velhos.
Regina Goerner, presidente da entidade, afirmou que “por muitos anos, as empresas investiram pouco em capacitação e atualização profissional desse grupo”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login