Conecte Conosco

Mundo

Alemanha quer renovar cooperação com EUA

Publicado

em

A Alemanha solicitou nesta sexta-feira (13) o estabelecimento de uma “nova cooperação transatlântica” entre os Estados Unidos e a Europa, durante a Conferência de Segurança de Munique, em meio a tensões com o presidente americano, Donald Trump.

“Vamos reconstruir e fortalecer juntos a confiança transatlântica. Nós, europeus, estamos fazendo nossa parte”, declarou o chanceler alemão Friedrich Merz em inglês ao se dirigir aos “amigos americanos” da Europa.

Os líderes europeus buscam aprimorar as relações com Washington, destacando que estão aumentando suas defesas conforme solicitado por Trump, em um período descrito por Merz e outros como de “dificuldades”.

A Conferência de Munique ocorre em um momento de crise de confiança entre americanos e europeus, após o presidente americano ter ameaçado assumir o controle da Groenlândia e criticado as políticas de imigração europeias.

A guerra da Rússia contra a Ucrânia, que completa quatro anos este mês, será um ponto central na agenda, junto com os esforços dos países europeus membros da Otan para aumentar seus orçamentos de defesa diante do receio de uma expansão de Moscou em seus territórios.

Os líderes europeus reunidos em Munique reafirmam seus compromissos com a segurança e a aliança da Otan.

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que o bloco está “preparado para assumir maior responsabilidade pela nossa própria segurança”, após as dúvidas levantadas por Trump.

“Na era da competição entre grandes potências, nem os Estados Unidos terão força suficiente para agir sozinhos”, afirmou Merz.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, que chegou na sexta-feira, está previsto para falar no encontro anual no sábado, assim como o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, segundo os organizadores.

Rubio é visto como um emissário mais conciliador, diferente do ano passado, quando o vice-presidente dos EUA, JD Vance, usou o mesmo palco para criticar as políticas europeias sobre imigração e liberdade de expressão.

Segundo o analista Ian Bremmer, do Eurasia Group, “Rubio não fará insultos gratuitos aos europeus” e será percebido como alguém que busca oferecer mais estabilidade, menos imprevisibilidade e maior confiabilidade por parte dos americanos, apesar de a mensagem ser firme.

Rubio se reuniu nesta sexta-feira com seu homólogo chinês, Wang Yi, durante a conferência, em um momento de tensão crescente entre Washington e Pequim.

No sábado, espera-se também um discurso por videoconferência da vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, a venezuelana María Corina Machado.

Desde que retornou à Casa Branca, Trump tem criticado com frequência os países europeus por não compartilharem de forma adequada o custo da defesa comum.

As relações se agravaram ainda mais no mês passado, quando o republicano intensificou as ameaças de anexar a Groenlândia, território autônomo do aliado da Otan, Dinamarca.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e seu colega groenlandês, Jens Frederik Nielsen, afirmaram que discutirão o assunto com Rubio durante a conferência.

Mais de 60 chefes de Estado e governo e cerca de 100 ministros das Relações Exteriores e Defesa viajaram a Munique em meio a rígidos protocolos de segurança, com aproximadamente 5.000 policiais mobilizados para o evento.

Merz e o presidente francês, Emmanuel Macron, tinham marcada uma reunião na tarde desta sexta-feira com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e com Zelensky para discutir a situação da Ucrânia, na qual Rubio também deverá participar.

O chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, informou ter conversado com seu homólogo chinês, Wang Yi, na conferência e abordado o término da invasão russa na Ucrânia.

Zelensky visitou uma fábrica de drones perto de Munique acompanhado do ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.

“É importante ter uma forte aliança com os americanos, porém acredito que a Europa necessita desenvolver uma indústria de defesa vigorosa e autônoma”, destacou o chanceler alemão.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados