Notícias Recentes
Alepe cria Diário Oficial Digital e economiza recursos

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançou seu próprio Diário Oficial Digital (DOD) nesta terça-feira (19). Essa iniciativa, estabelecida pela Resolução nº 2092/2025, tem como objetivo modernizar e garantir maior independência para o Poder Legislativo.
Aprovada recentemente pelo plenário e publicada no Diário Oficial de sábado (16), essa medida assegura que os documentos divulgados no DOD do site da Alepe tenham a mesma validade dos que eram publicados anteriormente em outro formato.
Antes, as publicações eram feitas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), disponibilizadas em seu site. Desde maio de 2015, o Diário Oficial circula exclusivamente no formato digital.
Economia e eficiência
Com um design mais moderno e integrado às plataformas digitais da Alepe, o novo Diário Oficial traz também economia. A gestão do sistema será realizada inteiramente pela equipe técnica da Assembleia, e a ferramenta de publicação foi criada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), essa mudança representa avanço natural e traz praticidade, rapidez e adaptação às novas tecnologias, valorizando a equipe da Casa e gerando economia para o governo.
Fábio Vinícius Moreira, líder do Departamento de Serviços Técnicos Legislativos, informou que um grupo de trabalho estudou experiências de outros parlamentos para implementar um sistema eficiente em Pernambuco.
Essa análise revelou que a adoção de Diários Oficiais próprios tem se tornado uma prática comum, aumentando a autonomia, transparência e o controle social das instituições.
Histórico e inovações
O Diário Oficial da Alepe já passa por processo de modernização desde os anos 1990. Alécio Nicolak Júnior, diagramador do DO desde 1998, recorda que a informatização começou em 1995 com aquisição de equipamentos, contratação de especialistas e capacitação de servidores.
Antes, as matérias eram enviadas em disquetes para a Cepe, e fotos eram entregues impressas para serem digitalizadas. Em 2002, a Alepe também passou a digitalizar as fotos, marcando mais um avanço importante.
Depois, outros poderes iniciaram publicações digitais próprias, como o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, que obtiveram significativa redução de custos. Agora, a Alepe segue o mesmo caminho.
Novas atualizações para o Diário Oficial digital continuam em desenvolvimento. Conforme Fábio Vinícius Moreira, o objetivo é aprimorar a ferramenta, incluindo recursos de busca no site para facilitar o acesso e a navegação dos usuários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login