Centro-Oeste
Alerta da Defesa Civil do DF causa confusão e viraliza nas redes

O alerta sonoro emitido pela nova ferramenta da Defesa Civil, chamada Defesa Civil Alerta (DCA), surpreendeu e assustou os moradores do Distrito Federal neste sábado (27/9). Nas redes sociais, os brasilienses compartilharam suas experiências e viraram tema de diversos memes que retratam o susto momentâneo.
Em uma publicação na rede social X, um usuário postou um gif da personagem Marion, da novela Paraíso Tropical, interpretada pela atriz Vera Holtz, correndo desesperadamente. Na legenda, questionava o que teria ocorrido: “O que foi isso, Defesa Civil do DF?”
Outros memes incluem um cachorrinho usando uma sirene na cabeça, usado por um internauta para brincar: “A Defesa Civil mostrando o novo sistema de alerta de emergência no Distrito Federal”.
O teste do alerta também gerou diversos comentários humorísticos. Um cidadão no Instagram escreveu: “Meu Deus, achei que Brasília estava acabando com o alerta da Defesa Civil. Que susto”. Outra usuária relatou que seu celular disparou o alerta, causando até uma queda: “A Defesa Civil colocou o alerta extremo. Meu celular começou a apitar, caí da cama, achei que o mundo estava acabando… mas era apenas uma demonstração”.
Passageiros do transporte coletivo também foram surpreendidos: “Quase tive um infarto com o alerta da Defesa Civil. Celulares no ônibus apitando. Pensei que era o arrebatamento”, comentou um internauta.
O novo alerta
Por volta das 15h, os celulares dos brasilienses foram ativados por um alerta sonoro. A ferramenta tem como objetivo avisar diretamente a população sobre riscos de desastres naturais.
O sistema usa a rede celular para enviar mensagens de texto e alertas sonoros para aparelhos em áreas consideradas de risco muito alto. Essas mensagens aparecem em destaque na tela e tocam mesmo com o celular no modo silencioso.
O sistema entrará em funcionamento oficial a partir de 1º de outubro, com testes também previstos em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), operadoras de telefonia Algar, Claro, Tim e Vivo, além das Defesas Civis estaduais e municipais, do Ministério das Comunicações (MCom) e da Secretaria de Comunicação (Secom).
Não é necessário cadastro, o serviço é gratuito e funciona em celulares Android e iOS lançados a partir de 2020, com cobertura 4G ou 5G, mesmo sem conexão Wi-Fi.
Tipos de alerta
O novo sistema prevê dois níveis de prioridade nas mensagens da IDAP: o nível extremo, que indica ameaça imediata à segurança física ou patrimônio, e o nível severo, que alerta sobre possíveis eventos graves com previsão de até duas horas para afetar a região.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login