Centro-Oeste
Alerta da Defesa Civil no celular surpreende moradores de Brasília

Um teste realizado no sábado, 27 de setembro, demonstrou a eficácia do sistema de alertas da Defesa Civil. O som emitido pelos celulares assustou a população do Distrito Federal, com sirenes soando em diferentes tons por volta das 15h.
A Defesa Civil do Distrito Federal testou o novo sistema denominado Defesa Civil Alerta (DCA), que tem como finalidade enviar notificações sobre riscos de desastres naturais diretamente para os moradores.
O teste repercutiu entre os cidadãos que compartilharam suas experiências nas redes sociais. Uma internauta agradeceu: “Obrigada Defesa Civil por me acordar com a notificação sonora”. Já um cidadão comentou com humor: “Pensei que Brasília estivesse enfrentando uma situação grave, que susto!”
Outra usuária relatou que o alerta a fez cair da cama, acreditando que algo grave estava ocorrendo: “Meu celular começou a apitar com o alerta extremo e tomei um tombo da cama, achei que o mundo estava acabando, mas era apenas uma demonstração”.
Passageiros do transporte coletivo também ficaram surpreendidos: “Quase tive um infarto, celulares de todo mundo no ônibus dispararam o alerta, pensei até que fosse o fim do mundo”, relatou um internauta.
Alguns usuários compararam o susto ao anúncio do fim dos tempos. “Pensei que meu celular tinha sido hackeado, que ia explodir ou que eu estava sendo convocada para algo sério, mas era só um teste da Defesa Civil”, declarou uma cidadã.
A senadora Damares Alves também se manifestou: “Já recebi! Espetacular! Parabéns para nossa Defesa Civil”.
Segundo a Defesa Civil, o sistema utilizará a rede celular para enviar mensagens de texto e alertas sonoros a celulares em áreas de risco elevado, sendo que as mensagens aparecerão em destaque na tela e podem tocar mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.
O novo sistema será implementado a partir do dia 1º de outubro, com testes também em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A iniciativa conta com o apoio da Anatel, operadoras de telefonia móvel e órgãos governamentais.
O serviço é gratuito, não requer cadastro e funciona em aparelhos Android e iOS lançados a partir de 2020, com cobertura 4G ou 5G, mesmo sem conexão Wi-Fi.
O sistema possui dois níveis de prioridade para os alertas: o nível extremo, que é crítico para ameaças imediatas à integridade física e à propriedade, e o severo, para a possibilidade de eventos adversos graves previstos em até duas horas.
Conforme o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o sistema será disponibilizado em todo o país para garantir alertas rápidos e eficazes em situações de perigo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login