Centro-Oeste
Alerta de tempestade: confira a previsão do tempo para este fim de semana no Distrito Federal
O Distrito Federal está em alerta laranja devido à previsão de chuvas fortes, válido até às 10h do sábado (6/12). Durante esse período, espera-se tempestades com ventos que podem atingir até 60Km/h, acompanhado de céu nublado nos próximos dias.
Existe risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas durante o fim de semana devem ficar entre 18 °C e 25 °C. A umidade relativa do ar estará entre 70% e 100%.
Danilo Cabral, meteorologista, explica que a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o Distrito Federal e Goiás mantém o tempo bastante nublado e com chuvas frequentes, um fenômeno comum nessa época do ano.
Na sexta-feira e no sábado, a previsão indica dias nublados com chuva especialmente à tarde e à noite. O domingo (8/12) deve ter menos precipitação, porém a instabilidade segue.
As temperaturas continuam moderadas para o período chuvoso, variando entre 17°C e 18°C nas mínimas, e 25°C e 26°C nas máximas. A umidade estará entre 65% e 95%.
Orientações do Inmet
O Inmet aconselha a população a evitar sair de casa durante o mau tempo, observar possíveis mudanças em encostas e, se possível, desligar os equipamentos elétricos e o quadro geral de energia.
Além disso, recomenda-se:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Ficar atento a alterações nas encostas;
- Permanecer em locais seguros e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar sob árvores para prevenir riscos de queda e descargas elétricas, assim como não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Em situações de enchentes, proteger os pertences envolvendo-os em sacos plásticos;
- Buscar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).


Você precisa estar logado para postar um comentário Login