Mundo
Alerta na França: surto de listeriose em queijos causa mortes e recall
A França está enfrentando um surto preocupante de listeriose, uma infecção rara causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Essa situação já resultou no falecimento de duas pessoas. Até agora, de acordo com a agência Euronews, 21 indivíduos, com idades que variam entre 34 e 95 anos, adoeceram após consumirem queijos cremosos da marca Chavegrand, como brie e camembert, comercializados em supermercados.
Mesmo sendo produzidos com leite pasteurizado, que normalmente diminui o risco de contaminação, a presença da bactéria foi confirmada nos queijos. Em resposta a isso, as autoridades sanitárias da França emitiram um recall nacional desses produtos para evitar novas infecções.
Diversas entidades de saúde francesas estão conduzindo a investigação. Entre elas estão a Santé Publique France, agência nacional de saúde pública; o Centro Nacional de Referência em Listeria do Institut Pasteur, especializado nessa bactéria; além das diretorias gerais de Alimentação (DGAL) e Saúde (DGS), que são responsáveis pela fiscalização da segurança alimentar e pela coordenação das políticas de saúde pública.
A investigação combina estudos epidemiológicos para mapear os casos, análises microbiológicas para identificar a bactéria em alimentos e pacientes, e o rastreamento dos produtos e lotes contaminados.
Além da França, foram confirmados casos da doença em outros quatro países da Europa: Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega. As vítimas, com idades entre 35 e 70 anos, adoeceram após consumirem os queijos contaminados entre 14 de abril e 9 de julho.
A situação está sendo acompanhada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), em cooperação com a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e a Comissão Europeia.
Quais são os sintomas da listeriose?
A listeriose pode apresentar sintomas leves ou até não causar sintomas em muitas pessoas, mas representa um alto risco para grupos vulneráveis, como gestantes, bebês, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.
Os sintomas mais comuns incluem febre, dores no corpo, diarreia e calafrios, podendo evoluir para situações graves ou fatais. Os sinais podem aparecer até oito semanas após a ingestão do alimento contaminado.
As autoridades da França aconselham que ninguém consuma os queijos recolhidos e orientam que as pessoas que já os ingeriram fiquem vigilantes quanto à própria saúde.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login