Economia
Alerta para melhorar a segurança das contas Gov.br

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está orientando os usuários com conta ouro do Gov.br a ativarem a verificação em duas etapas, uma prática que aumenta a proteção de aproximadamente 72 milhões de contas.
Segundo o ministério, a utilização dessa opção é voluntária e pode ser desativada a qualquer momento pelo usuário.
Esta medida é considerada uma solução eficaz para evitar acessos não autorizados, especialmente quando combinada com o uso da biometria.
Atualmente, 27% das contas ouro já têm essa função habilitada.
A plataforma Gov.br reúne mais de 169 milhões de usuários e oferece milhares de serviços digitais federais, estaduais e municipais.
Dentre os serviços mais acessados pelos brasileiros, destacam-se a assinatura digital, o acesso ao Meu INSS, ao Meu SUS Digital, além de funcionalidades como abertura de empresas e transferência de veículos.
Quando um usuário com conta ouro acessa o Gov.br, ele será convidado a habilitar a verificação em duas etapas pelo aplicativo. Na primeira vez, poderá optar por não ativar o recurso, mas receberá notificações por e-mail ou SMS para lembrar da recomendação na próxima vez que fizer login.
Após esse aviso, a sugestão para ativar a verificação será reforçada em novos acessos.
Se houver qualquer dificuldade, o usuário pode desativar o sistema de segurança a qualquer momento, seguindo as instruções disponíveis no aplicativo Gov.br em “Segurança da conta”. O ministério também oferece atendimento para esclarecer dúvidas e orientar os usuários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login