Saúde
ALIADAS! PROTEÍNAS VEGETAIS PODEM EVITAR QUE A MENOPAUSA CHEGUE MAIS CEDO
A menopausa ocorre, em média, entre os 45 e 55 anos, no entanto, em algumas mulheres as ondas de calor, palpitações e outros sintomas deste período podem chegar mais cedo. E agora, apesar de ainda não conhecer as causas para esse adiantamento, a Ciência dá pistas de que a alimentação pode ter um papel bastante importante.
De acordo com um estudo publicado na revista American Journal of Epidemiology, a proteína vegetal pode ser uma aliada feminina para evitar que o período chegue precocemente. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisaram os dados de 2041 mulheres –coletados de 1991 a 2001. Essas voluntárias, que chagaram à menopausa antes do esperado, foram submetidas a questionários sobre a frequência do consumo de 131 alimentos.
O resultado? Quando 6,5% das calorias ingeridas vinham de proteínas de origem vegetal – presentes no feijão ou no brócolis, por exemplo – a probabilidade de passarem pelo incômodo mais cedo era 16% em relação às que só consumiam 4%. Vale lembrar que 6,5% significa três ou quatro porções (cerca de 32,5 gramas) ao tomar como base uma dieta de duas mil calorias.
Ainda não foi possível confirmar uma relação negativa ou positiva quanto ao consumo da proteína animal, e agora é preciso investigar o achado mais a fundo isolando alguns dos alimentos para tentar identificar o que está por trás dessa ligação.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login