Conecte Conosco

Notícias Recentes

Aliados organizam motociata em São Paulo contra prisão de Bolsonaro

Publicado

em

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcaram uma motociata para as 19h desta terça-feira (5/8), na avenida Paulista. O evento é organizado pelo vereador Lucas Pavanato (PL) e pelo ex-vereador Fernando Holiday (PL).

A concentração terá início no vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e seguirá até a sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), localizada na região do Ibirapuera, na zona sul da cidade. Os organizadores já entraram em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para definir o percurso.

Conforme informado pelos responsáveis, o ato acontecerá “em defesa da liberdade de expressão” e também solicitará o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia anterior, Moraes estipulou que Bolsonaro cumprirá prisão domiciliar por não ter atendido as medidas cautelares aplicadas em 18 de julho, momento em que o ex-presidente passou a utilizar tornozeleira eletrônica. A decisão determina que Bolsonaro está proibido de usar as redes sociais “diretamente ou por intermédio de terceiros”.

O magistrado entendeu que as redes foram utilizadas pelo ex-presidente através de dois de seus filhos — o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em uma manifestação ocorrida na orla de Copacabana, no domingo (3/8), Flávio participou de uma chamada de vídeo com o pai.

Além disso, o ministro mencionou a participação por vídeo do ex-presidente na manifestação em São Paulo no domingo à tarde, ocasião em que Bolsonaro apareceu durante o discurso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Atos anteriores em apoio a Bolsonaro

Esta manifestação será o quinto ato em defesa de Jair Bolsonaro, convocado na Avenida Paulista desde que deixou o Palácio do Planalto. Dados do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), ligado à USP, mostram que o último encontro reuniu 37,6 mil pessoas, equivalente a um aumento de 203,6% em relação à manifestação anterior, que contou com 12,4 mil participantes em 29 de junho.

Outras manifestações ocorreram em 6 de abril deste ano, com público estimado em 44,9 mil pessoas. Em 7 de setembro do ano passado, a Avenida Paulista reuniu 45,4 mil manifestantes, de acordo com a mesma metodologia usada pelo monitor da USP. A maior concentração foi registrada no dia 25 de fevereiro de 2024, quando aproximadamente 185 mil pessoas participaram do ato em apoio a Bolsonaro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados