Conecte Conosco

Mundo

Alpinistas presos no Monte Everest após nevasca

Publicado

em

Mais de 200 alpinistas permanecem no Monte Everest nesta terça-feira, dia 7, após uma nevasca atingir a área no último sábado, dia 4. Eles estão se deslocando sob a orientação de guias até um ponto de encontro, onde receberão cuidados adequados, conforme informou a emissora estatal CCTV. O grupo passou a noite de segunda-feira, dia 6, em tendas situadas a mais de 4,9 mil metros de altitude.

Outras 350 pessoas que também ficaram presas no sábado já conseguiram evacuar a região. O alpinista Eric Wen, que fazia parte desse grupo, declarou ao jornal South China Morning Post que nunca tinha enfrentado uma situação tão desafiadora antes.

“A cada 10 minutos, precisávamos remover a neve da barraca, pois o peso da neve acumulada poderia destruí-la”, relatou. Ele também comentou que todos precisaram se manter próximos para se proteger do frio intenso.

Outro alpinista, identificado apenas como Dong pelo jornal Xiaoxiang Morning Herald, relatou que a nevasca começou na tarde de sábado e piorou durante a madrugada de domingo, dia 5. “Jamais testemunhei uma tempestade com tanta neve e relâmpagos”, afirmou.

O Monte Everest tem uma altitude de 8,9 mil metros e está localizado entre a China e o Nepal. A região estava movimentada durante o fim de semana por conta do feriado nacional de oito dias da China.

Informações da Associated Press.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados