Economia
Alta da gasolina faz inflação subir 0,33% em janeiro, diz IBGE
Os preços ao consumidor tiveram aumento de 0,33% em janeiro, repetindo a variação registrada em dezembro, conforme dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados pelo IBGE nesta terça-feira. O principal responsável pelo aumento foi o encarecimento dos combustíveis, especialmente a gasolina, que subiu em média 2% no mês. Por outro lado, a mudança da bandeira tarifária de amarela para verde nas contas de energia elétrica ajudou a frear a inflação.
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice registrou alta de 4,44%, ficando abaixo do teto da meta de inflação, que é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O resultado ficou praticamente em linha com as expectativas dos analistas, que previam um aumento de 0,32% no mês e de 4,43% em 12 meses, de acordo com a mediana das projeções compiladas pela Bloomberg.
Importância para política monetária
Os dados oficiais da inflação no país são observados com atenção pelo Banco Central, em especial as medidas de serviços subjacentes, que são setores mais diretamente ligados à mão de obra e à intensidade da atividade econômica. Essa métrica é fundamental para embasar as decisões dos analistas em relação ao possível tamanho do corte da taxa de juros que o banco central poderá implementar em março, durante as reuniões agendadas para os dias 17 e 18.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login