Conecte Conosco

Notícias Recentes

Alta nos casos de coronavírus no DF está ‘dentro do esperado’, diz Secretaria de Saúde

Publicado

em

Até último boletim, Distrito Federal registrava 400 casos da Covid-19. ‘Isolamento social precoce’ impediu maior número de infectados na capital, dizem gestores.

Coletiva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal — Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

O subsecretário de vigilância em Saúde do Distrito Federal, Eduardo Hage, afirmou nesta sexta-feira (3) que o crescimento dos casos de coronavírus no Distrito Federal “está dentro do esperado”. Ele comentou o tema durante uma coletiva de imprensa sobre o enfrentamento à pandemia.

Até a noite desta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde registrava 400 casos da doença. Na última sexta-feira (27), eram 241 infectados. Desde então, mais quatro pessoas morreram e o número de óbitos passou de um para cinco (saiba mais abaixo).

“O momento é de fato preocupante, na medida em que estamos vivendo uma pandemia. Entretanto, a análise que nós temos realizado dia a dia indica que a evolução dessa pandemia está dentro do esperado”, disse Hage.

Ainda de acordo com o subsecretário, “não está havendo uma desacerbação [descontrole] no número de casos”, e que a situação “tem permitido o planejamento e a adoção das medidas para aperfeiçoar e estruturar o serviço de saúde”.

Aumento da demanda

Pandemia do novo coronavírus afetou todo o mundo e fez com que sociedade repensasse relações — Foto: Getty Images

Pandemia do novo coronavírus afetou todo o mundo e fez com que sociedade repensasse relações — Foto: Getty Images 

Ainda durante a coletiva, o secretário de Saúde, Francisco Araújo, informou que o governo tenta manter reservas de leitos em UTI para garantir o atendimento aos pacientes que chegam nos hospitais com outras doenças.

“Todo sistema tem um limite, estamos fazendo o possível para não chegar a esse limite”, disse.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a pasta está “renovando a engenharia clínica”. Entre as novas aquisições previstas está o aumento dos aparelho respiradores – um dos equipamentos essenciais nas UTI’s que abrigam pessoas com síndromes respiratórias, uma das complicações causadas pelo coronavírus.

A pasta afirma que, ao todo, possui 500 respiradores. O GDF disse vai solicitar mais 200 equipamentos ao Ministério da Saúde.

Coronavírus no DF

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, das 400 infecções registradas na capital até esta quinta (2), 60 são consideradas graves. Do total, 41 pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 19 em enfermarias.

A maioria dos casos (54,5%) é composta por homens entre 30 e 49 anos. Veja tabela abaixo:

Casos de coronavírus no DF em 2 de abril — Foto: SES-DF/Reprodução

O Plano Piloto segue liderando o número de casos, com 116 ocorrências. Em segundo lugar aparece o Lago Sul, com 57, e Águas Claras, com 49. Quanto à incidência, a pior situação está no Lago Sul. São 188 casos a cada 100 mil habitantes.

 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados