Economia
Aluguel residencial sobe 0,28% em agosto, após alta de 0,06% em julho, revela FGV

Os valores de aluguéis residenciais cresceram 0,28% em agosto, após uma leve elevação de 0,06% em julho. Essas informações são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) na sexta-feira, 5.
O índice acumulou um aumento de 4,08% nos últimos 12 meses até agosto, comparado a um avanço de 5,79% nos 12 meses que se encerraram em julho.
Segundo o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, “A desaceleração mais significativa na variação dos aluguéis em 12 meses tem duas causas principais. Em agosto do ano passado, partimos de uma base alta, com 1,93% de crescimento mensal, em comparação com os 0,28% observados neste ano. O segundo fator é que a política monetária suficientemente restritiva tem surtido efeito, reduzindo o impulso do crédito e influenciando os preços na economia, incluindo os aluguéis residenciais, que são bastante sensíveis às condições das taxas de juros.”
O IVAR foi desenvolvido para acompanhar a evolução mensal dos preços dos aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, com dados obtidos diretamente dos contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por administradoras de imóveis. Antes, a FGV coletava informações apenas dos anúncios, não dos valores efetivamente acordados.
Nas quatro principais capitais que compõem o índice da FGV, os aluguéis residenciais tiveram as seguintes variações: em São Paulo, o aumento passou de 0,09% em julho para 0,06% em agosto; no Rio de Janeiro, a taxa mudou de queda de 0,01% para alta de 0,27%; em Belo Horizonte, de retração de 0,03% para incremento de 0,40%; e em Porto Alegre, de crescimento de 0,11% para elevação de 0,59%.
Considerando o acumulado em 12 meses, os aluguéis subiram 1,82% em São Paulo; 7,93% em Belo Horizonte; 3,82% no Rio de Janeiro; e 4,56% em Porto Alegre.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login