Conecte Conosco

Notícias Recentes

Alunos da UnB do Gama protestam por segurança e infraestrutura

Publicado

em

unb-terraAlunos da Universidade de Brasília (UnB) do Gama protestaram na DF-480 na manhã desta quarta-feira (25) para pedir a construção de uma cerca e de estacionamento no campus. O grupo fechou os dois sentidos da via entre 9h e 10h.

Os estudantes afirmam que além de não ter cercamento, o campus nunca foi asfaltado e a água da chuva escoa da rodovia para o estacionamento improvisado na terra, provocando o atolamento de carros. “O problema é essa situação do barro. Por causa dessa obra do viaduto [em frente ao campus] a água está toda escorrendo para cá. Parece um ‘piscinão de Ramos”, disse o estudante Breno Silveira, em referência à estrutura no Rio de Janeiro que acumula água da chuva.

O diretor do campus, Alessandro Borges, disse que a UnB já elaborou um estudo junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para solucionar os problemas, mas que não há prazo para eles serem implementados. “Dentro da obra do BRT [na rodovia] se exige a necessidade de atuação do DER no campus da UnB com relação ao fluxo de água pluvial”, diz. “Os estudos já foram feitos, agora falta a definição do que tem que se fazer. Entramos em contato com o DER e aguarda retorno.

“A gente tem assalto demais aqui na faculdade. Eles têm que cercar a área toda do campus. Tem que ter uma guarita de entrada e saída, como é feito em Planaltina e Ceilândia. Esse campus começou a ser construído antes, mas está travado”, diz.

A estudante Icoana Laís Martins afirma que furtos e roubos são frequentes no estacionamento improvisado. “Não tem estacionamento, não tem segurança. Tem muito assalto de veículo. Às vezes estamos na aula e quando volta ou não tem pneu, ou não tem estepe. Depois de muita reclamação conseguimos que a polícia faça rondas aqui”, diz.

“A gente já solicitou à reitoria, aos governantes e nada foi feito. A solução óbvia seria  nós mesmos comprarmos o cimento e brita”, diz. “Desde sempre foi assim.

Organizamos esse protesto ainda nas férias.”

Anúncio
Em outubro passado, a UnB anunciou a construção da cerca e do estacionamento do campus. As obras deveriam ser garantidas por uma parceria com o BRT e o DER. À época, o diretor do campus chegou a dizer que as obras para a construção da cerca começariam em uma semana.

“Eles falam que há possibilidade ainda no final desta semana já ter máquinas que estão sendo deslocadas para cá para começar essa transformação aqui na região que não é só estacionamento é drenagem também”, disse na época.

Fonte/Foto: G1/ Isabella Formiga

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados