Centro-Oeste
Alunos Enchem Escolas do Distrito Federal para Provas do Enem
Estudantes de várias regiões do Brasil começaram neste domingo (9/11) a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Em Brasília, mais de 82 mil alunos estão inscritos para o exame.
No primeiro dia, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Durante toda a realização do exame, os candidatos devem seguir as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para evitar serem desclassificados.
Horas antes do início do exame, que ocorre às 13h30, o movimento diante de uma escola particular no Guará 2 estava calmo, com poucos estudantes aguardando o momento da abertura dos portões.
Uma das primeiras a chegar foi Patrícia Magalhães, 18 anos, acompanhada pela mãe, Neuda Magalhães, 51 anos, que demonstrou confiança no desempenho da filha. “Tenho fé que vai ser muito bom. Estamos colocando muita esperança nisso”, comentou.
Neuda brincou sobre o apoio constante nos estudos: “Desde que começou a estudar, incentivamos diariamente para que mantenha o ritmo de estudos”, disse.
Patrícia, que está prestando o exame pela primeira vez, mostrou-se confiante. “Quero cursar odontologia. Mesmo sendo iniciante no Enem, tenho expectativa de um bom resultado e de conseguir passar”, afirmou.
Ela também destacou o suporte familiar durante sua preparação. “Sempre tive esse apoio e isso me deixa tranquila. Além disso, sou calma e meu emocional está controlado. Confio muito no que aprendi ao longo da minha vida escolar”, avaliou.
Outra candidata que chegou cedo foi Stéffany Rodrigues, 18 anos, moradora da Cidade Estrutural, que esteve em frente ao portão desde as 10h30.
“Esta é minha segunda participação no Enem e estou mais determinada desta vez. Prefiro chegar cedo para localizar o local da prova com calma e relaxar antes do início”, explicou.
Stéffany planeja cursar engenharia de software e contou que a escolha foi influenciada pelo pai e madrasta, profissionais da área de tecnologia, que a introduziram nesse universo.
Na Asa Sul, o jovem Gabriel Rodrigues, 18 anos, também chegou cedo, por volta das 11h. Mesmo sem saber exatamente como será a prova, ele está preparado. “Não sei exatamente como a prova virá, mas estou pronto para o que der e vier”, garantiu.
Gabriel deseja ingressar na área da medicina. “Nunca tive influência externa, foi um desejo meu. Sempre gostei de saúde. Para mim, só existe medicina como opção”, destacou.
Cuidado
Chegar atrasado é uma das causas mais comuns para a desclassificação. O edital estabelece que os candidatos devem estar no local a partir das 12h (horário de Brasília) e apresentar-se na porta da sala até às 13h, momento em que os portões são fechados. Mesmo um pequeno atraso impede a entrada e gera eliminação automática.
Também é obrigatório portar documento de identificação válido e utilizar caneta esferográfica preta, feita de material transparente, para a redação e transcrição das respostas. A falta desses itens impede a participação.
É estritamente proibido o uso ou porte de aparelhos eletrônicos durante a prova, e o descumprimento dessa regra pode levar à exclusão do exame.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login