Conecte Conosco

Notícias Recentes

Alunos sem livros há mais de 60 dias

Publicado

em

Os alunos do turno vespertino do Centro de Ensino Fundamental 05 de Brasília, conhecida como Escola Classe  408 Sul, estão sem parte dos livros escolares desde o início do ano letivo, no dia 05 de fevereiro. É o que afirmam pais de alunos e funcionários do centro de ensino, que alegam que a falta dos livros pode prejudicar o ano letivo dos estudantes. Os livros didáticos são fornecidos às escolas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

O FNDE é responsável pela entrega de livros a mais de 31 milhões de alunos, em todo Brasil. No Distrito Federal, são mais de 400 mil estudantes com direito a receber os materiais.

O comerciante Antônio Menezes, pai de um aluno do 8º ano, disse que, há 2 meses, seu filho não leva nenhuma atividade para ser feita em casa por causa da falta de livros, e que este problema está prejudicando o ano letivo.

Uma funcionária da escola, que não quis se identificar, confirma a denúncia de Menezes. De acordo com ela, o FNDE não efetua a contagem de estudantes para concessão dos livros. “Para definir o número de exemplares enviados às instituições, eles [FNDE] se baseiam no quantitativo do ano anterior. Como sempre novos alunos se matriculam, há inconsistência de dados e problemas na quantidade de livros entregues”, afirma.

Ela ainda informa que os diretores das escolas tinham autonomia para buscar livros em outras unidades, quando sobravam, porém, a Coordenação Regional de Ensino retirou esse poder, prejudicando os alunos. “A burocracia no processo aumenta o tempo na resolução do problema”, completa a funcionária.

Em pesquisa efetuada no Sistema de Material Didático (SIMAD), do FNDE, constam 3042 exemplares entregues à instituição. O número de estudantes projetados para receber esses materiais são de 501 e o censo efetuado na instituição foi de 487 alunos. Desta forma, cada estudante, na teoria, receberia, em média, seis livros.

A Secretaria de Educação foi contatada pelo Alô Brasília e reconheceu o problema. No entanto, de acordo com a pasta, a responsabilidade pelo material didático é exclusiva do Ministério da Educação, por meio do FNDE. Sobre o número exato de alunos no CEF 05 de Brasília, a Secretaria não soube precisar o número exato.

O Ministério da Educação alega que todos os livros foram entregues entre outubro do ano passado e janeiro deste ano à todas as escolas. Enquanto os dois órgãos fornecem informações conflituosas, os pais aguardam, já sem paciência, a resolução do problema.

De acordo com o especialista em planejamento e administração em educação Clayton Gontijo, mantendo-se esta situação, o aluno fica privado do principal instrumento para o seu aprendizado, posto que o conhecimento científico está nos livros, portanto, o ensino, sem ele, está seriamente comprometido.

Fonte: Alô

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados