Inscritos no programa de educação de jovens e adultos (EJA) têm até sexta-feira (15) para efetivar a matrícula no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos devem acessar o site da pasta para descobrir onde foram lotados. Ao todo, 3.278 pessoas se enquadram na situação.
Os documentos exigidos para confirmar a participação no curso são cópias da certidão de nascimento, do RG e do cadastro de pessoas físicas (CPF); duas fotos 3×4; comprovante de residência; tipagem sanguínea e fator RH; declaração provisória de matrícula ou histórico escolar. Se for o caso, também devem levar o título de eleitor e Registro Nacional de Estrangeiros.
Pais ou o responsáveis legais devem apresentar, no ato de matrícula do estudante menor de idade, RG e CPF. Se o aluno não tiver como provar em que série parou os estudos, será feito um teste de nivelamento. A EJA é ofertada em 109 escolas públicas. Jovens a partir de 15 anos podem ser alunos do ensino fundamental e, de 18 ou mais, do ensino médio.
O horário de funcionamento dos colégios, em geral, é dividido em três períodos: matutino, das 8h às 12h; vespertino, das 14h às 18h; e noturno, das 19h às 22h. Em caso de vagas remanescentes, os interessados devem procurar diretamente as escolas no primeiro dia letivo do segundo semestre, em 21 de julho.
Como funcionam os cursos
Divididos em três partes, os cursos da educação de jovens e adultos têm duração de quatro semestres, nos dois primeiros segmentos, e de três semestres, no último. Nos primeiros dois anos, o aluno faz o ensino fundamental e, no último um ano e meio de curso, estuda as matérias do ensino médio.
Há também a possibilidade do curso a distância. As matrículas para o segundo semestre ainda não têm data definida. Os estudantes da EJA podem fazer os exames de certificação do Ministério da Educação – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login