Economia
Amazon vai cortar 30 mil empregos, diz imprensa dos EUA
A Amazon iniciará as demissões de 30 mil funcionários globalmente a partir desta terça-feira, conforme reportado por mídias americanas nesta segunda-feira (27). Essa ação reforça o plano de seu CEO Andy Jassy para reduzir despesas diante da crescente concorrência em inteligência artificial.
Esses cortes representam cerca de 10% dos 350 mil trabalhadores administrativos da gigante do comércio eletrônico, embora não atinjam os centros de distribuição, que empregam a maior parte dos 1,5 milhão de colaboradores da empresa, cuja matriz está em Seattle.
As demissões se concentrarão em áreas de suporte e cargos estratégicos, incluindo recursos humanos, publicidade e posições executivas.
A Amazon não se pronunciou imediatamente sobre a redução, que foi divulgada por publicações como The Wall Street Journal e The New York Times, baseadas em fontes internas.
Os motivos para essa grande redução de pessoal, a maior desde os 27 mil cortes entre 2022 e 2023, incluem o ajuste após expansões significativas durante a pandemia de covid-19.
As primeiras notificações devem ocorrer já nesta terça, enquanto outros avisos serão enviados em janeiro, após o período intenso do fim de ano.
O número final de demitidos ainda não está confirmado, segundo uma fonte anônima citada pelo New York Times.
No início do ano, Andy Jassy afirmou que o avanço da inteligência artificial generativa impactaria a redução dos funcionários administrativos nos próximos anos.
O Wall Street Journal comenta que fatores como alta dos preços, um mercado de trabalho restrito e as incertezas da guerra comercial impulsionaram as empresas a buscar economia sem comprometer seu crescimento.
Preocupações também se estendem aos trabalhadores dos armazéns, onde a automação e a inteligência artificial têm sido aceleradas.
Outras grandes empresas de tecnologia nos EUA também estão promovendo cortes similares. Em julho, a Microsoft ampliou seu plano para demitir 15 mil funcionários, enquanto a Meta dispensou cerca de 600 funcionários de sua área de inteligência artificial após um período de contratações intensas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login