Economia
Amcham: tarifas de 50% prejudicam comércio entre Brasil e EUA

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) alerta que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre certos produtos brasileiros enfraquecem as relações comerciais e econômicas entre as duas nações, afetando negativamente a competitividade das empresas brasileiras, o emprego dos trabalhadores e o poder de compra dos consumidores.
A organização defende que as diferenças comerciais sejam solucionadas por meio de um diálogo aberto e construtivo em alto nível, com o objetivo de manter e ampliar a parceria econômica existente, conforme comunicado divulgado nesta tarde.
A pesquisa realizada pela Amcham entre 24 e 30 de julho indica que 86% das empresas acreditam que possíveis medidas de retaliação por parte do Brasil apenas aumentariam as tensões bilaterais e diminuiriam as chances de negociações produtivas.
Retaliações também poderiam gerar impactos negativos em setores que dependem de insumos, tecnologias ou equipamentos dos EUA, além de prejudicar a reputação e a segurança jurídica do Brasil como destino de investimentos e negócios.
Mais da metade das empresas exportadoras brasileiras estimam que o aumento das tarifas pode provocar uma redução significativa ou até a paralisação total das vendas para o mercado norte-americano.
A Amcham Brasil reafirma o seu compromisso de longa data — de mais de cem anos — com o fortalecimento das relações bilaterais e se coloca disponível para colaborar com os governos do Brasil e dos Estados Unidos na busca por uma solução que seja benéfica para ambos os lados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login