Conecte Conosco

Economia

Anac autoriza venda do aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão

Publicado

em

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou na quinta-feira (11) o edital para a venda assistida do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão. Este edital, que estabelece as regras para a revisão do contrato de concessão do maior aeroporto do Rio, será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (15).

Um dos aspectos principais dessa venda assistida é a realização de um leilão competitivo simplificado, com lance mínimo estipulado em R$ 932 milhões. O evento está marcado para o dia 30 de março de 2026, no auditório da B3, em São Paulo.

Essa medida, aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), inclui melhorias regulatórias e tem o objetivo de garantir a continuidade da concessão até seu término, assegurar a operação dos serviços e proteger os investimentos já realizados.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mencionou o aumento no número de passageiros que utilizam o aeroporto.

“Nós registramos, em menos de dois anos, um crescimento de 4,8 milhões de passageiros em 2023 para mais de 18 milhões neste ano”, comentou o ministro.

Além disso, está prevista a cobrança de uma contribuição variável correspondente a 20% do faturamento bruto da concessionária até 2039, assim como a saída da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) da administração do aeroporto, programada para março de 2026.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados