Conecte Conosco

Brasil

Anac planeja criar categoria especial para pilotos de veículos aéreos

Publicado

em

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela regulação e fiscalização do setor aéreo no Brasil, está considerando a criação de uma categoria exclusiva para pilotos dos chamados “carros voadores”.

A agência lançou uma consulta pública para receber sugestões da população sobre os novos critérios para a habilitação de pilotos dessas aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical.

Conhecidos pela sigla eVTOL (electric vertical takeoff and landing), esses veículos representam um avanço na mobilidade aérea.

O objetivo da consulta é reunir diretrizes para uma proposta de alteração no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61, que trata dos requisitos para licenças e certificações dos profissionais da aviação civil.

Espera-se receber contribuições principalmente de pilotos, centros de treinamento, fabricantes, operadores e especialistas no tema.

Transição gradual

A Anac pretende preparar o sistema de licenciamento brasileiro para as novas categorias de aeronaves com uma abordagem segura e gradual.

Planeja-se desenvolver um programa de formação específico para a habilitação desses pilotos. Inicialmente, haverá um período de transição para pilotos já certificados para aviões e helicópteros.

Essa fase permitirá acumular conhecimento operacional e regulamentar, facilitando a construção de requisitos completos para a formação de pilotos de veículos aéreos sem necessidade de experiência prévia em outras categorias.

A habilitação será específica e complementada por experiência supervisionada nas operações típicas, finalizando com um exame prático para comprovar a perícia.

A consulta pública ficará disponível até 16 de março e pode ser acessada pelo Portal Brasil Participativo.

Perspectiva da associação de pilotos

Contato com a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) revelou que a chegada dos carros voadores é vista inicialmente como a abertura de um novo mercado, o que é positivo para os associados.

O diretor da Abrapac, Carlos Perin, afirmou que haverá ajustes teóricos e práticos conforme a regulamentação da Anac.

No entanto, Perin acredita que no futuro essa profissão pode ser substituída, pois os veículos tendem a evoluir para operações não tripuladas.

Ele explica que a aceitação cultural do transporte por aeronaves sem piloto será facilitada inicialmente com a presença de um piloto nas versões iniciais dos eVTOLs.

Após o mercado aceitar essa inovação, o emprego desses pilotos desapareceria e as aeronaves seriam operadas remotamente com apenas passageiros a bordo.

Desenvolvimento no Brasil

Embora ainda em fase de protótipos e testes finais, os eVTOLs são considerados um dos caminhos futuros para a aviação.

Por serem totalmente elétricos e não utilizarem combustíveis fósseis, esses veículos são tratados como tecnologia sustentável, contribuindo para a transição energética rumo a uma economia com baixa emissão de carbono.

Em 2024, a Anac publicou os critérios finais de aeronavegabilidade para os eVTOLs, definindo as normas que essas aeronaves devem atender quanto à estrutura, controle, propulsão e baterias, garantindo a segurança dos voos.

A empresa brasileira Embraer é uma das pioneiras globais no desenvolvimento desses veículos, por meio de sua subsidiária Eve Air Mobility (Eve).

Situada em Gavião Peixoto, São Paulo, a fábrica busca desenvolver carros voadores viáveis comercialmente. No final do ano passado, a Eve realizou o voo inaugural de um protótipo.

Recentemente, a Eve firmou um acordo para vender dois desses veículos à japonesa AirX, que atua no transporte aéreo atualmente com helicópteros.

A entrega está prevista para 2029, com possibilidade de expansão para até 50 unidades.

O projeto conta com apoio financeiro público, incluindo recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgãos do governo federal voltados para inovação e desenvolvimento tecnológico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados