Conecte Conosco

Economia

Anatel alerta: TV box pode estar infectada por vírus

Publicado

em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta sobre os perigos de segurança digital associados a aparelhos de TV Box sem homologação, popularmente chamados de “gatonet”, que oferecem acesso a conteúdos piratas.

Uma pesquisa divulgada pela agência no dia 12 revelou a presença de um software malicioso, conhecido como malware, nos dispositivos InXPlus e TouroBox.

Esse malware, denominado “Bad Box 2.0”, pode comprometer dados dos usuários e a segurança das redes de telecomunicações, transformando esses aparelhos em instrumentos para crimes cibernéticos. O Brasil lidera o ranking mundial com 1,8 milhão de dispositivos infectados.

De acordo com a Anatel, criminosos podem usar esse malware para tentar acessar contas com credenciais roubadas, gerar cliques falsos em anúncios, realizar ataques DDoS (negação de serviço em larga escala) e converter redes domésticas em bases para atividades ilegais.

A ameaça do “Bad Box 2.0” é reconhecida globalmente, com alertas do FBI dos EUA e de centros de segurança cibernética na Irlanda e Portugal. O Google também entrou com ação judicial contra os criadores desse malware.

Riscos

Os aparelhos de TV Box não homologados, vendidos de forma irregular e muito usados para pirataria, apresentam riscos que vão além da violação de direitos autorais. Muitos vêm com softwares maliciosos pré-instalados ou que são adicionados remotamente.

A Anatel investigou que esses dispositivos podem ser usados como retransmissores de tráfego para fins ilegais, como manipular dados pessoais, praticar fraudes online e acessar sites sensíveis, como bancos e tribunais.

A agência recomenda que os consumidores verifiquem se o aparelho de TV Box adquirido possui homologação oficial.

Alexandre Freire, conselheiro da Anatel responsável pela luta contra a pirataria, destacou: “A Anatel tem aumentado a fiscalização dos dispositivos irregulares e investido em soluções tecnológicas para assegurar um mercado digital seguro, transparente e dentro da regulamentação”.

Gesiléa Teles, Superintendente de Fiscalização da Anatel, complementou: “Nosso trabalho não é somente normativo, mas visa proteger os usuários contra fraudes e riscos na internet. É um desafio que envolve segurança pública, proteção de dados e concorrência justa”.

Orientações da Anatel para reduzir os riscos:

  • Utilize apenas dispositivos aprovados pela Anatel;
  • Evite baixar programas ou atualizações de fontes não confiáveis;
  • Mantenha o sistema operacional e softwares sempre atualizados;
  • Desconecte e desligue aparelhos que apresentem comportamentos suspeitos.
Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados