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Anatel e Receita descobrem 4,2 mil produtos irregulares na Black Friday nos principais marketplaces

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Uma ação conjunta entre a Receita Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou cerca de 4,2 mil produtos fora das normas em centros de distribuição de grandes e-commerces durante a Black Friday, realizada entre 30 de novembro e 1º de dezembro.

A operação focou em itens do setor de tecnologia e comunicação, como carregadores, câmeras sem fio, equipamentos de rede, transceptores, power banks, TV Box e smartwatches.

As inspeções ocorreram nas redes de distribuição localizadas em Araucária (PR), Brasília (DF) e Franco da Rocha (SP).

Segundo dados divulgados pela Anatel, foram verificados 20,5 mil produtos devidamente homologados, enquanto 4,2 mil estavam irregulares — destes, 2,5 mil foram encontrados no Mercado Livre, 1,3 mil na Shopee e 300 na Amazon.

Embora o número de irregularidades ainda seja alto, houve redução significativa em comparação ao ano anterior, quando 22 mil itens fora das normas foram identificados em ação similar.

A Operação Produto Legal teve como objetivo garantir que os produtos vendidos nos marketplaces atendam aos requisitos de qualidade e segurança da Anatel e combater práticas ilegais como contrabando, foco principal da Receita Federal.

A agência reguladora aconselha que os consumidores confiram o código de homologação dos produtos e confirmem que o vendedor esteja autorizado a comercializá-los para evitar problemas futuros.

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