Economia
Aneel anuncia bandeira vermelha 2 e aumenta valor da conta de luz em agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou nesta sexta-feira a ativação da bandeira vermelha no nível 2 para o mês de agosto. Isso implica um custo extra de R$ 7,87 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de energia.
Comparado ao mês de julho, quando vigorava a bandeira vermelha no patamar 1 com custo adicional menor, as despesas com a eletricidade serão mais elevadas no próximo mês.
Segundo a Aneel, essa medida foi tomada devido à menor quantidade de chuvas e ao aumento da geração por usinas termelétricas, que possuem um custo mais elevado para a produção de energia.
“O cenário de chuvas abaixo da média em todo o país reduz a geração pelas hidrelétricas. Essa situação eleva os custos de produção de energia, pois é necessário acionar fontes mais caras, como as termelétricas”, explicou a Aneel.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de informar os consumidores sobre o custo da geração de energia no Brasil. Ele reflete as variações no custo da produção, levando em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e o uso de fontes renováveis, além do acionamento das fontes mais custosas.
Anteriormente, o preço da energia era ajustado somente nos reajustes anuais, o que impedia que os consumidores recebessem alertas sobre os custos variáveis da energia no dia a dia.
Com a ativação da bandeira vermelha no nível 2, a Aneel destaca a importância do consumo consciente de energia elétrica. Além de reduzir gastos, a economia de energia ajuda na preservação dos recursos naturais e promove a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login