Conecte Conosco

Notícias Recentes

Aneel define alta de 13,2% na conta de luz da Enel em residências de São Paulo

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste anual das tarifas da Enel Distribuição São Paulo, responsável pelo fornecimento de energia para a Grande São Paulo. A partir de 4 de julho, as taxas de energia terão um acréscimo médio de 13,94%.

Para consumidores de Alta Tensão, como indústrias e grandes estabelecimentos comerciais, o aumento será de 15,77%, enquanto residências e pequenos negócios, classificados como consumidores de Baixa Tensão, experimentarão um reajuste de 13,47% nas suas contas.

De acordo com a Aneel, essa elevação nas tarifas está ligada principalmente ao aumento de custos que a empresa não pode controlar, como encargos setoriais estabelecidos por leis e decretos, além da compra de energia. Esses fatores são regulamentados a nível federal e incluem custos de transmissão e impostos federais e estaduais, que impactam diretamente o valor final da fatura.

Os maiores responsáveis pela alta nas tarifas foram os encargos setoriais, que contribuíram com 6,44% para o índice de reajuste, e a retirada de elementos financeiros que haviam sido considerados no reajuste anterior, representando 7,97%.

“É importante destacar que a Enel SP não determina os preços cobrados. Estes são regulados pela Aneel, com base em normas técnicas e legais. A maior parte da conta de energia abrange custos que vão além da distribuição, incluindo valores destinados à geração e transmissão, além dos tributos e encargos que são repassados aos governos federal e estadual”, explicou a Aneel.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados