Economia
Aneel inspeciona subestação responsável por apagão; técnicos apuram atuação do ONS

Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizaram nesta quarta-feira uma inspeção na subestação do Paraná onde ocorreu uma falha que provocou um apagão em todo o país na madrugada de terça-feira.
Essa vistoria marca o começo das investigações da Agência para identificar as causas do problema e determinar as responsabilidades dos envolvidos.
Em comunicado divulgado hoje, a Aneel informou que também enviou uma equipe à base do Operador Nacional do Sistema (ONS) em Florianópolis para investigar a atuação do operador durante o apagão.
Durante as apurações, os técnicos analisarão se a falha foi da companhia responsável pela transmissão da energia ou do ONS.
Os dados coletados irão compor o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), elaborado pelo ONS em parceria com a Aneel, que trará uma avaliação detalhada do acontecido e das causas do apagão.
Os especialistas avaliarão, entre outros pontos, a manutenção do reator onde o incêndio teve início.
Além disso, verificarão se o sistema de isolamento de falhas atuou corretamente e se houve uma falha de proteção em algum equipamento que tenha permitido que o problema se espalhasse para outras partes do sistema.
As estações e subestações possuem mecanismos para prevenir que defeitos se propaguem, evitando assim apagões extensos como o que ocorreu recentemente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login