Brasil
Aneel mantém bandeira tarifária verde para fevereiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (30) que a bandeira tarifária para o mês de fevereiro será a verde, mantendo o mesmo nível de janeiro. As condições favoráveis de geração de energia elétrica no Brasil fazem com que os consumidores não tenham acréscimo nas suas contas no próximo mês, continuando o cenário positivo do período chuvoso.
Essa decisão está alinhada com as previsões para o início do ano. As chuvas mais intensas em algumas regiões, junto com a expectativa de precipitações dentro da média nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN) para os próximos três meses, trazem um cenário positivo para o setor elétrico até o momento.
Aneel ressalta que, nas últimas duas semanas de janeiro, as chuvas foram mais generosas do que na primeira quinzena, melhorando os níveis dos reservatórios hidrelétricos das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Por isso, não será necessário acionar as usinas termelétricas mais caras.
Para a segunda metade de 2026, entretanto, há uma previsão de possível implantação de bandeiras tarifárias com custos adicionais, após o final do período chuvoso. Em meados deste mês, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apresentou um conjunto de medidas preventivas para garantir o fornecimento de energia em 2026, considerando os desafios enfrentados pelos níveis dos reservatórios hidrelétricos.
Uma dessas iniciativas inclui a criação de um plano de ação que envolve diversas instituições e agentes responsáveis pela gestão da vazão mínima na bacia do Paraná, essencial para controlar os níveis dos reservatórios.
Se necessário, dependendo do desenvolvimento das condições climáticas durante fevereiro, poderão ser implementadas novas restrições a partir de março de 2026, após o período de defeso da pesca comercial.
Além do risco hidrológico, que é o principal motivo para a adoção de bandeiras tarifárias mais altas, o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) também influencia os custos, pois é o valor utilizado para calcular a energia produzida em um determinado período.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que continuará aplicando sua estratégia de minimizar a geração em usinas das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste para preservar os volumes dos reservatórios e tentar aumentar seus níveis. Isso é fundamental para preparar o sistema para enfrentar o período seco que começa em maio.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login