Conecte Conosco

Economia

Aneel suspende uma turbina da usina Porto Colômbia da Axia Energia

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou a paralisação de uma das turbinas da usina hidrelétrica Porto Colômbia, operada pela Axia Energia (anteriormente conhecida como Eletrobras). A decisão foi divulgada em um documento oficial na edição do Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 21.

A paralisação envolve a unidade geradora 04, com capacidade de 80 megawatts (MW), que está fora de operação desde março de 2024 para passar por um processo de modernização devido a três eventos graves ocorridos em seu gerador entre dezembro de 2022 e novembro de 2023.

Segundo avaliação técnica, a Axia adiou a reativação da unidade em três ocasiões, atualmente prevendo o retorno das operações para o dia 24 de maio deste ano.

Em documento técnico, a Aneel explica que, em casos de indisponibilidade para modernização, o prazo máximo para expurgo é de 12 meses; porém, como esse limite foi ultrapassado, foi aplicada a suspensão operacional da unidade.

A reguladora esclarece que a ação não tem caráter punitivo e que, assim que os reparos forem finalizados e a unidade estiver operacional, a Axia poderá solicitar a retomada da operação comercial.

A usina Porto Colômbia possui uma capacidade total de 320 MW e está localizada entre as cidades de Planura, em Minas Gerais, e Guaíra, no estado de São Paulo. Entrou em funcionamento em junho de 1973, aproveitando o potencial do Rio Grande para geração de energia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados