Economia
Aneel: votação do edital do primeiro leilão de transmissão de 2026 marcada para terça-feira
Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, anunciou nesta quinta-feira (19) que o edital para o primeiro leilão de transmissão deste ano será votado na próxima terça-feira (24). A decisão ocorre após uma análise técnica do Tribunal de Contas da União (TCU). O leilão está programado para o dia 27 de março e prevê investimentos de aproximadamente R$ 3,31 bilhões.
De acordo com as informações preliminares, serão leiloados cinco lotes para construção e manutenção que englobam 661 quilômetros de linhas de transmissão e uma capacidade de transformação de 2.400 mega-volt-ampères (MVA). Além disso, o leilão inclui cinco compensações síncronas, que são dispositivos utilizados para auxiliar no controle da tensão elétrica.
O impacto prático desses investimentos será uma redução na quantidade de cortes de energia nas subestações que receberão os novos equipamentos.
Após a assinatura dos contratos, as empresas vencedoras terão um prazo entre 42 e 60 meses para concluir as obras.
Doze estados serão beneficiados com este projeto: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login