Conecte Conosco

Notícias Recentes

Anistias ajudaram a criar uma cultura de golpes no Brasil, diz historiador

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a finalizar um julgamento sem precedentes na política brasileira. A partir de terça-feira, dia 9, os cinco ministros da 1ª Turma da Corte iniciarão a divulgação dos votos na ação penal referente à tentativa de golpe de Estado em 2022.

O julgamento foca no chamado “núcleo central” da conspiracão, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete membros de seu governo, entre os quais cinco são militares.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o historiador Daniel Aarão Reis, professor emérito da Universidade Federal Fluminense, destacou que a história republicana do Brasil já registrou golpes e tentativas de golpes que nunca foram analisados pelo Judiciário.

As anistias incentivaram o desenvolvimento de uma cultura favorável a golpes no país, comentou. Contudo, ele acredita que uma eventual condenação judicial não resolverá essa questão por completo. Não devemos imaginar que uma decisão jurídica acabará com essa tradição. As ideias que vão contra a democracia continuam ganhando força no Brasil e no mundo, enfatizou o historiador.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados