Destaque
Aniversário de 102 anos de Athos Bulcão tem tour virtual, lives e roteiros ciclísticos no DF
Para comemorar o aniversário de 102 anos de Athos Bulcão, nesta quinta-feira (2), a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) lançou o projeto “Julho em Quatro Athos”. A ideia é celebrar a memória do artista, que deixou deixou alguns dos seus mais conhecidos azulejos espalhados pela capital, até o final do mês.
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a festa será online, no Instagram e no Youtube da Setur. As atividades envolvem lives com entrevistados, passeios virtuais pelas obras de Athos Bulcão e roteiros ciclísticos autoguiados (veja detalhes abaixo).
A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, explica que o projeto é um reconhecimento ao legado do artista. “Athos foi responsável pela identidade visual de Brasília e coloriu a cidade com seu talento e sensibilidade”, afirma.
Quem é Athos Bulcão?
O arquiteto Athos Bulcão em frente ao painel da igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília. Há 20 anos ele inspirou um grupo de admiradores a criar uma fundação para divulgar suas obras — Foto: Acervo Athos Bulcão/Divulgação
O pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1918. Ainda jovem, deixou o curso de medicina para se dedicar às artes visuais e, por meio da sua criatividade, trouxe identidade visual à capital do país, quando desenvolveu obras integradas com a arquitetura modernista da cidade.
Como escultor e mosaicista, foi com o uso de azulejos que ele ficou conhecido em Brasília. As obras enfeitam os mais famosos prédios da capital, como:
- Congresso Nacional
- Igrejinha das quadras 307/308 Sul
- Aeroporto Internacional de Brasília
- Catedral de Brasília
- Torre de TV
- Palácio do Itamaraty
- Setor Militar Urbano
Para o presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, Brasília é uma cidade multicultural que a identidade ainda está em processo de formação. “Nessa diversidade cultural está sua riqueza”, afirma.
“Brasília é o maior centro mundial de arquitetura moderna que se transformou nessa grande obra pelas mãos de talentosos artistas como Athos Bulcão, cujos trabalhos podem ser vistos o tempo inteiro, em vários locais.”
Julho em Quatro Athos
A programação de comemoração dos 102 anos de Athos Bulcão tem uma série de entrevistas chamadas de “Papo de Bulcão”. Nas conversas, um panorama da contribuição do artista para o design, a arquitetura, a moda e a identidade cultural da capital.
Segundo a Secretaria de Turismo, participam das “lives” estudiosos e personalidades que conviveram com ele. Elas serão transmitidas todas as quartas-feiras de julho, às 20h, nas redes sociais da Setur.
O público também pode fazer visitas virtuais a espaços que contam com obras de Athos. Conforme a secretaria, os passeios também têm a participação de personalidades que trabalharam com o artista e estudiosos de suas obras.
As visitas acontecem sempre aos sábados, durante todo o mês de julho, a partir das 10h, por meio das rede sociais.
Outra ação, é o “Pedalando com Athos” que vai apresentar mini roteiros urbanos pelo Plano Piloto. A programação foi elaborada em parceria com a Camelo Bike Tour.
De acordo com a Setur, por meio dessa atividade é possível conhecer as obras de Athos “por conta própria, a pé ou de bicicleta, sem necessidade de grupos ou aglomerações”. Segundo a pasta, os roteiros serão disponibilizados gratuitamente no Google Maps.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login