Conecte Conosco

Economia

ANS pode contratar temporariamente candidatos do CNU

Publicado

em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Saúde autorizaram, na quinta-feira (4), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a contratar temporariamente 191 profissionais.

As contratações ocorrerão a partir do Banco de Candidatos Aprovados em Lista de Espera da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. Os profissionais temporários irão atuar na análise e nos procedimentos administrativos relacionados às demandas de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da agência reguladora do setor de planos de saúde no Brasil.

A autorização está publicada em portaria conjunta dos ministérios (MGI/MS) (62/2025) no Diário Oficial da União.

Essas contratações terão um prazo determinado, podendo ser prorrogadas conforme a necessidade temporária para conclusão das atividades da agência, especialmente se a demanda for de interesse público excepcional. A remuneração será fixada pela ANS, respeitando o orçamento disponível.

Processo seletivo simplificado

A ANS primeiro usará a lista de candidatos classificados no banco de aprovados em lista de espera. Caso ainda existam vagas disponíveis, a agência poderá realizar um processo seletivo simplificado para preencher as posições restantes.

Esse processo seletivo terá menos etapas e será menos complexo que um concurso público tradicional, permitindo uma contratação ágil para atender às necessidades do órgão.

Banco de candidatos

O CNU 2024 ofereceu 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais e criou um banco de aprovados em lista de espera.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), usar o banco de candidatos aprovados permite ao governo economizar recursos que seriam gastos em novos processos seletivos simplificados, além de acelerar a resposta às demandas urgentes da administração pública.

A possibilidade de contratação temporária, baseado no banco do CNU 2024, já estava prevista no edital e foi formalizada pela Portaria MGI 4.567/2025.

O documento explica que o chamamento de aprovados para vagas temporárias depende de autorização do Ministério da Gestão. Esta modalidade é diferente das convocações para cargos efetivos do CNU, de modo que os candidatos que assumirem as vagas temporárias continuam no banco de aprovados, aguardando oportunidades efetivas.

O banco do primeiro concurso unificado conta com mais de 13 mil nomes, abrangendo os oito blocos temáticos do certame.

Em agosto de 2024, quase um milhão de participantes inscritos no Enem dos Concursos realizaram as provas objetivas e discursivas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados