Conecte Conosco

Brasil

Anvisa proíbe venda de creme dental Colgate após efeitos adversos

Publicado

em

Medida foi publicada nesta quinta-feira (27); empresa disse que entrou com recurso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (27), a venda do creme dental “Clean Mint”, da Colgate. A medida de interdição cautelar foi publicada nesta data do Diário Oficial da União e acontece após um “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”, de acordo com a agência.

À CNN, a Colgate disse que entrou com recurso que “resultou na suspensão” da interdição.

O creme dental promete “cuidar da sua boca por completo”, com fórmula antibacteriana que proporciona defesa ativa contra bactérias por até 12 horas, de acordo com descrição do produto. Uma nova formula do creme dental foi anunciada pela Colgate no final de novembro do ano passado.

Nas redes sociais, consumidores que usaram o creme dental relataram reações alérgicas e sintomas como aftas, dores da língua, lábio e gengiva e ardência na boca. Há relatos de machucados e feridas na boca após o uso do produto, além da dificuldade de escovar os dentes.

De acordo com a Anvisa, os efeitos adversos notificados foram lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação da gengiva edema labial. Ainda segundo a agência, os sintomas impactaram “significativamente a qualidade de vida dos consumidores” e resultaram em “custos médicos” em alguns casos.

As interdições cautelares são usadas  em casos “em que sejam flagrantes os indícios de alteração ou adulteração do produto”. Pela lei 6.437/1977, a medida tem vigência de 90 dias desde a publicação.

O objetivo é evitar a exposição ao consumo e o uso de produtos irregulares ou sob suspeita. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a apreensão, recolhimento, suspensão e proibição (de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso do produto).

Com a ação da Anvisa, o Procon de São Paulo notificou a Colgate para esclarecer quanto às providências que a empresa está adotando em função da suspensão. O órgão pede que a empresa explique como o consumidor pode identificar os produtos interditados. A Colgate tem  24 horas, para responder à notificação, inclusive com imagens e até uma unidade do produto para análise dos especialistas.

No site oficial da Colgate, não é possível encontrar a versão “Clean Mint” entre a lista de cremes dentais. A CNN solicitou um posicionamento para a empresa, veja abaixo:

A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.

CNN

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados