Conecte Conosco

Mundo

Apagão deixa Kiev sem metrô e água por um tempo

Publicado

em

O sistema de energia da Ucrânia, bastante prejudicado pelos ataques russos, sofreu neste sábado (31) uma falha que causou a interrupção temporária do metrô e do abastecimento de água em Kiev, além de afetar algumas regiões da Moldávia, país vizinho.

Nas últimas semanas, centenas de milhares de pessoas enfrentaram falta de aquecimento e energia durante o rigoroso inverno, com temperaturas em torno de -15 ºC.

Isso é o que se sabe até agora sobre o grande apagão.

Cortes na Ucrânia e Moldávia

Em comunicado, o Ministério de Energia da Ucrânia explicou que os cortes foram emergenciais para proteger os equipamentos.

Ao meio-dia, foi anunciado que o fornecimento de eletricidade foi restaurado para infraestruturas essenciais em Kiev, na região da capital e em Dnipropetrovsk (centro-leste).

A eletricidade também retornou em Odessa (sul), Kharkiv (nordeste) e Zhitomyr (centro), conforme informou a fonte.

Antes disso, a operadora ucraniana Ukrenergo havia estabelecido cortes emergenciais de energia em Kiev, nas regiões de Zhytomyr, Kharkiv, Cherkasy (centro) e Chernivtsi (oeste).

O ministro da Energia, Denys Shmigal, disse que os reatores das usinas nucleares do país foram “descarregados”, reduzindo a produção.

As instalações da antiga usina nuclear de Chernobyl, que necessitam de eletricidade para seus sistemas de controle, sofreram uma breve falta de energia, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (OIEA).

“Não há previsão de consequências diretas para a segurança nuclear, mas a situação geral permanece delicada”, acrescentou.

O corte afetou o abastecimento de água em “todos os bairros da cidade de Kiev”, informou a empresa de serviços públicos municipal Kyivvodokanal.

Áreas da Moldávia, localizada a oeste da fronteira ucraniana, ficaram sem energia elétrica por várias horas.

Essa “falha parcial” foi resolvida no meio da tarde, segundo as autoridades da Moldávia.

Uma “falha técnica”

Segundo Kiev, os cortes em massa foram causados por uma “falha técnica” nas linhas elétricas que conectam Moldávia, Romênia e Ucrânia.

O ministro da Energia da Moldávia, Dorin Junghietu, confirmou essa informação.

A Moldávia gera parte da sua energia, mas também importa, principalmente da Romênia e Ucrânia.

Kiev ainda não divulgou as causas da falha, mas não a relacionou diretamente com os ataques russos frequentes na guerra iniciada há quase quatro anos, após a invasão da Rússia ao território ucraniano.

O Kremlin informou na sexta-feira (30) que o presidente russo, Vladimir Putin, aceitou suspender os ataques a Kiev por uma semana, até domingo, a pedido do presidente americano, Donald Trump.

Maxime, morador de Kiev de 23 anos, não acredita que a trégua vá durar. “Duvido, realmente duvido”, declarou à AFP.

Fechamento do metrô

Devido à falta de eletricidade, as autoridades anunciaram o fechamento temporário completo do metrô de Kiev, o que não havia ocorrido desde a invasão russa em 2022.

A rede de metrô, parte essencial do transporte público, e suas 52 estações foram usadas como abrigo até o restabelecimento da energia, disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, em uma mensagem no Telegram.

Na parte da tarde, a Câmara Municipal comunicou que o tráfego voltou ao normal nas três linhas.

Os serviços de emergência da capital informaram que, junto com a polícia, retiraram 481 passageiros que ficaram presos em trens parados durante o corte.

Em Kharkiv, a operadora do metrô também informou uma interrupção temporária pela manhã por “motivos técnicos”, antes de anunciar a retomada parcial do serviço.

Irina Viktorivna acredita que os cortes de energia não irão vencer o espírito do povo. “Eles (os russos) tentam nos amedrontar, mas não vamos ceder, não temos medo. É difícil para nós, mas permaneceremos firmes. Glória à Ucrânia”, disse à AFP no metrô de Kiev.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados