Conecte Conosco

Notícias Recentes

Aparelhos de ginástica comprados pelo governo estão abandonados em vila olímpica em SP

Publicado

em

Equipamentos juntam ferrugem em centro esportivo no limite entre São Paulo e Cotia. Secretaria de Esporte diz que vai assinar convênios com prefeituras para repassar aparelhos.

Aparelhos de ginástica comprados pelo governo de São Paulo estão abandonados e enferrujando na Vila Olímpica Mário Covas, no limite entre São Paulo e Cotia, na região metropolitana.

Os equipamentos, que simulam caminhadas, foram comprados pelo projeto “academia ao ar livre”, da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

O abandono foi denunciado ao SP2 pelo telespectador Alfredo Rosa Neto. Ele visitou a Vila Olímpica Mário Covas no dia 22 de julho e gravou. “Estou vendo com surpresa uma quantidade enorme de aparelhos para ginastica, que normalmente se instala em praças, e aqui abandonados, com o tempo, meio que para se deteriorar e não servir para mais nada”, disse.

O SP2 foi até o local. A equipe foi proibida pelo segurança de gravar no local. Com um celular, eles conseguiram ir ao local. A placa que indica como usar os aparelhos tem o símbolo do governo de São Paulo.

Os equipamentos estão no final do terreno, ao lado de um presídio. Sequer estão instalados, estão apodrecendo no tempo.

“Está lá há anos, mais de três, quatro anos aquilo abandonado. Dá dó porque está enferrujando, estragando”, disse a dona de casa Rosana Siqueira “Um dinheiro nosso jogado no lixo.”

“É lamentável, porque crianças e adultos, qualquer pessoa poderia aproveitar em qualquer parque, qualquer lugar, e fica tudo lá. É triste, tem muitos equipamentos. Daria para fazer um parque muito legal”, disse a enfermeira Talita de Moraes.

Os equipamentos de ginástica já despertam o interesse de moradores da mesma região. No bairro Rosa Maria, que fica distante cerca de 6 km da vila olímpica, teve morador que pediu a instalação dos aparelhos. Eles seriam colocados na Praça das Pedras.

“No momento que eu vi os aparelhos lá se estragando, falei para minha esposa para a gente ligar lá e ver se o pessoal vinha colocar. A gente ligou, fez o procedimento, só que até agora não teve retorno”, disse o auxiliar de produção Rafael Lima de Oliveira.

Procurada, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude não explicou quanto já foi pago nem por que tudo está largado ao ar livre há anos. Informou, porém, que vai assinar convênios com as prefeituras no dia 15 para repassar os aparelhos.

Um convênio fechado em julho entre o governo do estado e uma prefeitura do interior aponta que a implantação de uma academia ao ar livre, com dez aparelhos como os que estão abandonados, mais a placa de orientação de exercícios, custa R$ 30 mil.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados