Conecte Conosco

Mundo

Apoiadores do partido separatista catalão aceitam romper com governo espanhol

Publicado

em

Os membros do partido liderado por Carles Puigdemont, líder separatista da Catalunha, apoiaram com 87% dos votos a decisão de suspender o apoio parlamentar ao governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, conforme anunciado pela formação na quinta-feira (30).

A consulta revelou que 86,98% da militância votou a favor da decisão de Puigdemont e da direção do partido Junts per Catalunya (JxCat), enquanto 10,22% foram contra, e 2,8% optaram por votos em branco, com uma participação de 66,29%.

O efeito dessa decisão ainda é incerto, porém o partido JxCat já se posicionou contra várias propostas legislativas do governo, o que pode dificultar a aprovação do orçamento deste ano e colocar em risco o mandato de Sánchez.

“Não pretendemos continuar colaborando com um governo que não favorece a Catalunha”, declarou Puigdemont ao anunciar a decisão na segunda-feira, argumentando que o governo de Sánchez descumpriu acordos firmados para apoio em 2023.

“Se a militância do JxCat confirmar o acordo aprovado por unanimidade esta manhã (…), a partir das 18 horas de quinta-feira, o governo espanhol não terá maioria para governar, nem orçamentos aprovados”, explicou Puigdemont.

Por sua vez, Pedro Sánchez, que lidera um governo minoritário de esquerda, afirma seu compromisso de cumprir a legislatura até 2027, mesmo sem a aprovação do orçamento.

Em contrapartida, o líder socialista prometeu medidas como a promoção da lei de anistia para independentistas processados em 2017 e o reconhecimento oficial do catalão na União Europeia.

Apesar da aprovação da lei de anistia em 2024 pelo Parlamento espanhol, Puigdemont não pôde se beneficiar dela, pois o Supremo Tribunal alegou que a lei não se aplica aos investigados por malversação de recursos.

Ex-presidente do governo regional durante o movimento separatista de 2017, Puigdemont reside na Bélgica enquanto aguarda decisão do Tribunal Constitucional espanhol sobre recurso que visa à aplicação da anistia no seu caso.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados