Destaque
Após dois meses, agendamento para fazer carteira de identidade é retomado no DF
Após mais de dois meses com serviço de emissão da carteira de identidade suspenso, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Polícia Civil do Distrito Federal retomou os agendamentos para a confecção do documento.O serviço está disponível nos postos do Na Hora e nos postos de Identificação Biométrica (PIB’s), nas delegacias.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as vagas são disponibilizadas no dia anterior ao da emissão, no seguintes horários:
- 8h30
- 10h30
- 14h30
- 16h30
O prazo para a confecção das carteiras é de quatro dias, conforme a pasta. O número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) é obrigatório para o agendamento.
“O atendimento não será realizado caso o cadastro for feito com o CPF de outra pessoa”, diz a SSP.
Medidas para evitar a propagação do novo coronavírus
Quem solicitar o serviço, deve usar máscara, higienizar as mãos antes de ser atendido e permanecer a uma distância mínima de dois metros das outras pessoas. Os locais de atendimento também serão reorganizados para evitar aglomerações.
Segundo o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF, Simão Albuquerque, “o uso de máscaras e a utilização de álcool gel serão cobrados, pois é necessário que haja certa aproximação entre o papiloscopista e o usuário para a confecção do documento”.
Gratuidade e orientações para fazer a carteira de identidade
A primeira via da carteira de identidade no Distrito Federal é gratuita. Isso quer dizer que mesmo que a pessoa já tenha feito o documento em outro estado, vai poder emitir um novo, no DF, de graça.
Quem não tiver o Cadastro de Pessoa Física (CPF), deve acessar previamente o site da Receita Federal ou procurar uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios para seja emitido o documento.
A emissão da segunda via da Carteira de Identidade custa R$ 42.
Estão isentos da cobrança:
Pessoas com deficiência, independentemente de rendimentos.
Pessoas carentes, uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo
Quem teve o documento roubado, desde que tenha registrado o roubo e apresente o número do inquérito policial instaurado
Idosos, quando se tratar de primeira via com a expressão, maiores de 65 anos
Quem teve a carteira de identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação
Você precisa estar logado para postar um comentário Login