Economia
Apple nega favorecimento ao ChatGPT na App Store
A Apple negou nesta quinta-feira (14) as alegações feitas pelo empresário Elon Musk de que sua loja de aplicativos estaria beneficiando o ChatGPT, da OpenAI, em detrimento de outras inteligências artificiais, incluindo o Grok, criado pela própria empresa de Musk.
Elon Musk afirmou que a gigante do Vale do Silício favorece o ChatGPT em sua App Store e sugeriu que poderia tomar medidas judiciais. Isso gerou um intenso debate com o CEO da OpenAI, Sam Altman, nesta semana.
A Apple respondeu que a App Store é criada para ser justa e imparcial. “Apresentamos milhares de aplicativos através de gráficos, recomendações algorítmicas e listas selecionadas por especialistas com critérios objetivos”, declarou a empresa.
O objetivo da loja é garantir uma busca segura para os usuários e promover oportunidades para que os desenvolvedores divulguem seus aplicativos.
Mais cedo, Musk criticou o comportamento da Apple na rede social X, dizendo que a empresa dificulta que qualquer companhia de IA alcance o primeiro lugar na App Store, o que ele considera uma violação das leis antimonopólio, apesar de não apresentar provas.
Usuários da plataforma apontaram que aplicativos concorrentes, como o serviço chinês DeepSeek AI e o Perplexity AI na App Store da Índia, conseguiram alcançar o topo, contrariando as alegações feitas por Musk.
Musk também declarou que sua empresa de inteligência artificial, xAI, planeja iniciar imediatamente ações legais contra a Apple.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login